A genética é a ciência que proporciona ferramentas essenciais para a investigação das funções dos genes e suas interações. As informações genéticas estão contidas na molécula de DNA.[4] Os estudos desta área têm como objetivo modificar as características de um ser vivo visando otimizar seu rendimento.
A engenharia de produção administra projetos objetivando a melhoria dos diversos setores de uma empresa balanceando custos e benefícios,[1] aproveitando o potencial dos funcionários dentro de uma visão sustentável, respeitando o meio ambiente.
Como relacionar engenharia de produção e genética? Utilizando os saberes da engenharia de produção para gerenciar os estudos e projetos genéticos, buscando a evolução da vida. Atualmente o maior exemplo de interação destas áreas é a produção de alimentos transgênicos na indústria alimentícia com o objetivo de alcançar melhorias na qualidade e no rendimento, visando o lucro.
Vejamos o exemplo da soja que antes dos transgênicos era suscetível a diversas pragas e ao uso de herbicidas e agora se tornou resistente, aumentando a produtividade e diminuindo os custos. E os benefícios vão além, pois hoje já existe uma diversidade considerável de grãos: soja com óleos de melhor qualidade, soja com maior teor de açúcar, soja com melhor composição de proteínas, etc.[2] [3]
Concluindo podemos considerar que a genética bem gerenciada esta diretamente ligada a engenharia de produção, como muitas outras áreas científicas e também outras.
[1] http://engenharia.alol.com.br/joomla/content/view/12/29/
[4] Enciclopédia Barsa (assunto genética)
Nenhum comentário:
Postar um comentário